26 de abril de 2017
  • 8:00 - 8:50CREDENCIAMENTO
  • 8:50 - 9:00ABERTURA DO CONGRESSO PELA NEXT BUSINESS MEDIA
  • 9:00 - 9:50CASO PRÁTICO TV GLOBO A gestão da mudança como estímulo para a produtividade

    Para aumentar a produtividade e reduzir custos, a área de Planejamento/PAR do Jornalismo & Esporte da TV Globo implantou um projeto de otimização de processos produtivos em um de seus produtos. Um dos grandes desafios foi implantar uma cultura de processos num ambiente de notícias sem polir a criatividade. Para isso, o projeto abrangeu não apenas o mapeamento de processos, mas também a gestão da mudança. O projeto foi dividido em três fases ao longo de dois anos e contou com cinco frentes de trabalho, a saber:

    1. Analytics data;
    2. Revisão de processos;
    3. Diagnóstico Organizacional;
    4. Escritório de projetos;
    5. Gestão da mudança.

    Para área do PAR, o projeto gerou um legado, uma fórmula de sucesso a ser aplicada em demais produtos.
    Saiba mais sobre o caso que alcançou resultados expressivos como a redução de custo do produto em 20%, o reajuste de processos e treinamento de todos os profissionais envolvidos.
    Sandro PizzattoSandro Pizzatto
    Head of Planning and Resources - PAR
    J&E TV Globo
  • 9:50 - 10:40CASO PRÁTICO EMBRAEREstruturação da excelência operacional em áreas corporativas

    A implantação de modelos de excelência em áreas corporativas se torna cada vez mais importante e necessário. A Embraer, através de seu programa exclusivo – Programa de Excelência Empresarial Embraer – P3E, demonstra como a conexão da excelência aos objetivos estratégicos e como o desdobramento adequado de indicadores, metas e ações no tempo são fundamentais no engajamento da organização para o alcance de resultados de eficiência, financeiros e fidelização de seus clientes.

    - Os “valores” para os stakeholders na definição da excelência

    - Desdobramento de indicadores e metas de negócio em todos os Fluxos de valor da organização

    - Projetos e ações para eliminar as restrições nos Fluxos de valor para o atingimento dos resultados.
    Eduardo Lorenzo CastroEduardo Lorenzo Castro
    Head of Business Excellence
    EMBRAER
  • 10:40 - 11:10COFFEE BREAK
  • 11:10 - 12:10PAINEL DE DEBATES - O PAPEL DE OPEX FRENTE A CRISE ECONÔMICANeste painel, executivos abordam os principais problemas e soluções advindos do período pós crise econômica. Como os setores de excelência, qualidade, melhoria e demais devem se preparar para este ano?

    - Tomada de decisão de forma ágil e prática ponderando investimentos a longo prazo para garantir o equilíbrio financeiro da corporação, evitando medidas precipitadas.

    - A performance do profissional responsável pela excelência de operações, industriais ou corporativas, desejada para auxiliar a organização a superar obstáculos financeiros

    - Geração de Caixa imediato e orçamento base zero: vantagens e desvantagens

    - Meus gestores estão alinhados com as medidas de excelência operacional a serem executadas?
    Felipe Trindade MachadoFelipe Trindade Machado
    Head of operational Excellence
    TIGRE
    Wilson Vasconcellos da SilvaWilson Vasconcellos da Silva
    Diretor de Planejamento
    SONDA SUPERMERCADOS
    Maximiliano Tavares da SilvaMaximiliano Tavares da Silva
    Planning & Controller Head
    ALE COMBUSTÍVEIS
    Jairo MartinsJairo Martins
    Presidente Executivo
    Fundação Nacional da Qualidade – FNQ
  • 12:10 - 13:00CASO PRÁTICO BRASIL KIRINCultura de melhoria contínua: desafios e benefícios da implantação do TPM na cadeia produtiva.

    A Brasil Kirin, indústria de bebidas formada por 12 fábricas só no Brasil e membro do grupo Kirin Japão, iniciou a introdução da metodologia TPM em suas plantas em 2007 com o objetivo de implantar uma cultura de melhoria contínua nas operações. Ao longo deste processo, a empresa amentou em 19% a produtividade industrial, reduziu vertiginosamente as perdas de materiais e o consumo de energia na produção e elevou expressivamente o nível de satisfação dos consumidores. Foram também obtidos inúmeros benefícios intangíveis, melhorando a capacitação da operação e reduzindo o número de acidentes de trabalho em mais de 70%. Conheça esta trajetória de sucesso, que mostrará as principais experiências desta jornada, erros, acertos e pontos-chave que têm levado a resultados cada vez mais animadores.

    - Principais desafios;
    - Pontos chave do sucesso de implementação;
    - Ciclo de melhoria contínua;
    - Exemplo prático e resultados.

    Homero F. GuerciaHomero F. Guercia
    Diretor Industrial
    BRASIL KIRIN
  • 13:00 - 14:20ALMOÇO
  • 14:20 - 15:10CASO PRÁTICO BTG PACTUALMapeamento de necessidades por melhorias e desenvolvimento de estratégias junto ao stakeholder

    O Banco BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, acredita que para manter uma trajetória ascendente de suas operações é necessário ter processos ágeis e robustos. Compreenda como o núcleo Change the Bank - CTB definiu processos chaves e realizou o trabalho de convencimento com as diversas áreas envolvidas nos projetos de melhoria:

    - Definição de processos robustos para serem mapeados do início ao fim;
    - Introdução da cultura de processos enxutos aos participantes dos projetos escolhidos;
    - Conhecimento das ferramentas de Lean a serem utilizadas, e definição de papéis e responsabilidades dentro do projeto.

    Jan FreundtJan Freundt
    Executive Director for Change the Bank
    BTG PACTUAL
  • 15:10 - 15:40COFFEE BREAK
  • 15:10 - 16:40CASO PRÁTICO EATON CORPORATION Valorização e capacitação do recurso humano em opex

    A Eaton, inserida no setor elétrico a nível global, trabalha desde de 2011, no Brasil, o processo de maturação dos procedimentos de excelência operacional e aculturamento em cerca de 30 núcleos de três diferentes frentes. Com foco em valorização, engajamento e capacitação de colaboradores criou o Programa Zero Defeito, reduziu seu PPM em mais de 40% e demais indicadores frente a um headcount reduzido. Saiba mais:

    - Planejamento pós redução de headcount: como avaliar os recursos disponíveis e elaborar o plano;
    - Definição de etapas, identificação de multiplicadores e treinamento;
    - Programa aplicado ao fornecedor trazendo melhores resultados;
    - Análise de indicadores: como avaliar de forma correta os resultados para definição de novas estratégias.

    Alexandre BragaAlexandre Braga
    Head of Opex & Quality
    EATON CORPORATION
  • 16:40 - 17:30CASO PRÁTICO TELEFÔNICA|VIVOPrograma Zero Waste e Lean 6 Sigma, uma combinação vencedora

    A Telefônica VIVO lançou em 2016 o programa Zero Waste, que em período curto de tempo contribuiu de forma expressiva nos desafios de redução de Opex da empresa. Saiba como esse programa se integra com a estratégia e atuação do Programa Lean 6 Sigma da empresa, e como juntos eles potencializam os ganhos financeiros, auxiliando a empresa a ganhar mais eficiência e agilidade.

    Compreenda as principais etapas deste projeto, e quais são os avanços previstos para 2017:

    - Planejamento e proposta acelerada de implantação
    - Sinergia entre os programas de eficiência
    - Metodologia de diagnóstico e identificação de alavancas
    - Como garantir a implementação e o monitoramento do portfólio de iniciativas
    - Exemplos de atuação e resultados práticos
    - Mensuração de Benefícios Financeiros

    Luiz Felipe Brito de CarvalhoLuiz Felipe Brito de Carvalho
    Diretor de Eficiência e Excelência Operacional
    TELEFÔNICA-VIVO
  • 17:30 - 17:30FIM DO PRIMEIRO DIA DE CONGRESSO
27 de abril de 2017
  • 8:30 - 9:00CREDENCIAMENTO
  • 9:00 - 10:00CASO PRÁTICO LEAR CORPORATIONProgramas de engajamento e disseminação da cultura de melhoria na corporação

    A Lear Corporation, atuante em 36 países e contando com cerca de 140.000 colaboradores, desenvolveu um programa voluntário, o Círculo Lear de Melhoria Continua (CLMC). O programa visa a mudança de cultura, principalmente no chão de fábrica, onde os operadores desenvolvem os projetos de melhoria em suas áreas, aplicando ferramentas de acordo com a metodologia direcionada pela equipe de Melhoria Continua Corporativa. Confira todas as etapas do programa que agrega inúmeros benefícios aos diretores, gestores e equipes operacionais como: melhoria de produtividade, eliminação de desperdícios e eliminação de risco de acidentes.

    - Valores e objetivos da Melhoria Contínua na Lear;
    - Desenvolvimento e implantação do Programa CLMC;
    - O programa na prática: apresentação de projeto desenvolvido por participantes e depoimentos sobre os beneficios agregados aos colaboradores e à empresa.

    Paulo Alberto da CruzPaulo Alberto da Cruz
    Engenheiro de Qualidade
    LEAR CORPORATION
    Paola ParonetiPaola Paroneti
    Assistente de Manufatura
    LEAR CORPORATION
    Marcos Roberto TostiMarcos Roberto Tosti
    Head of Continuous Improvement – South America
    LEAR CORPORATION
  • 10:00 - 10:30COFFEE BREAK
  • 10:30 - 11:40PAINEL DE DEBATES - DISSEMINAÇÃO DE ESTRATÉGIA CORPORATIVA “TOP-DOWN” COM BASE EM CONCEITOS DE EXCELÊNCIA OPERACIONALUma oportunidade para a análise sobre os meios e métodos pelos quais as estratégias corporativas são disseminadas em empresas nacionais e globais. As metodologias com foco em excelência auxiliam, cada vez mais, a alta gerência a pulverizar seus valores e estratégias, permeando todos os setores da empresa. Dentre os insights a serem compartilhados, confira:

    - Início do projeto de disseminação: desdobramento de metas, estratégias e valores da corporação;
    - Desenho do plano para engajamento e desenvolvimento de pessoas durante o aculturamento sobre as estratégias da empresa;
    - Ciclo de reuniões para o alinhamento do plano de ação junto aos gestores: comunicação e acordó entre as partes;
    - Engajamento e desenvolvimento das pessoas neste proceso;
    - Métodos e processos para a gestão do projeto e follow up;
    - Como garantir redução de custo através da excelência operacional e da melhoria contínua

    Rodrigo CarazolliRodrigo Carazolli
    Strategy and Operational Excellence Manager
    ARCELORMITTAL
    José Joaquim FilhoJosé Joaquim Filho
    Especialista em Lean Manufacturing
    GM
    Alexandra OliveiraAlexandra Oliveira
    Quality Director – Latin America
    CUMMINS DO BRASIL
    Adriana Nobre RuboAdriana Nobre Rubo
    Director of Quality, CI & Technology, NSA
    NOVELIS DO BRASIL
  • 11:40 - 12:30CASE SERPRO – METODOLOGIA ÁGIL NA PRÁTICA Implantação de métodos ágeis em áreas administrativas

    A utilização de práticas ágeis ganhou maior destaque nos últimos meses e se apresenta como tendência em 2017. O SERPRO desenvolveu um projeto exclusivo para padronizar seus processos de logística em âmbito nacional, propiciando a gestão eficaz de tempo e responsabilidades, identificação de gargalos e a visibilidade dos procedimentos de ponta a ponta de forma interativa. Saiba mais sobre a ação que trouxe resultados (financeiros, produtividade, qualidade de processos, transparência e interoperabilidade) expressivos para a instituição:

    - Definição de metas ao utilizar métodos Kanban e Scrum em processos operacionais;
    - Padronização dos processos de trabalho e dos prazos em âmbito nacional, integração entre equipes e dominio do tempo;
    - Redução do retrabalho e dos riscos em todos os processos (atenuação dos custos);
    - Aprimoramento do planejamento das contratações, aquisições e aditivações;

    Elayne Caroline Rosa Dal ColElayne Caroline Rosa Dal Col
    Especialista em Processos
    SERPRO
  • 12:30 - 14:30ALMOÇO
  • 14:30 - 15:20CASO PRÁTICO CPFL | RENOVÁVEIS - A EXCELÊNCIA DE UMA GESTÃO DE CLASSE MUNDIAL: A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE TECNOLÓGICOVisando manter sua estratégia de crescimento e se preparar para todas as oportunidades que o mercado venha apresentar, a CPFL Renováveis investe em máxima eficiência operacional através da implantação de sistemas digitais de última geração, automação industrial e processos de gestão de classe mundial. Líder na geração de energia através de fontes renováveis, a empresa busca também se consolidar como a líder na gestão operacional de seus ativos. Através dessa palestra mostraremos: - O modelo de negócio da CPFL Renováveis
    - Adequação de processos internos: agilidade, centralização e sistematização
    - Visão de longo prazo
    Adriano VignoliAdriano Vignoli
    COO – Chief Operating Officer
    CPFL RENOVÁVEIS
  • 15:20 - 16:10COFFEE BREAK
  • 16:30 - 17:40SESSÃO PEER TO PEER Projetos, Processos e Qualidade: combinação de métodos em busca da Excelência Empresarial

    Participe de uma conversa sobre a criação e a priorização de portfólios, que ressalta a importância da aplicação das metodologias de melhorias e manutenção de processos através da gestão da rotina e indicadores.

    - Criando um modelo robusto e integrado para gestão dos portfólios da empresa com foco em agregação de valor e melhoria contínua;
    - Como encontrar o ponto de equilíbrio entre padronização e customização dos processos, dadas as características específicas de cada projeto;
    - A importância de uma atuação mais ampla da equipe de processos junto ao PMO.

    Como a Transformação Digital está impactando nossos negócios e que oportunidades podemos capturar?

    Esta troca de experiências será sobre uma das maiores transformações nos negócios das últimas décadas, que tem a origem principal na mobilidade proporcionada pelos smartphones e sistemas/dados em nuvem (cloud computing). Isso alterou completamente o comportamento de consumo e interação entre pessoas e empresas, criando novos negócios e mudando setores inteiros:

    - Quais os principais conceitos por trás do “pacote” Transformação Digital?
    - Como capturar os benefícios desta revolução nos negócios? De que maneira os projetos de Excelência Operacional são afetados?
    - Quais os principais caminhos para implantar a empresa digital? Qual é o papel dos executivos da empresa e dos parceiros de tecnologia na jornada da transformação?

    BPM e Mapeamento de Processos com foco em excelência

    Vamos conversar sobre casos reais a fim de entender de que maneira a excelência corporativa pode ser atingida através desta disciplina chamada BPM e como o mapeamento de processos tem auxiliado grandes corporações a obter melhores resultados.

    - Conceitos principais no mapeamento a serem considerados;
    - Quais as principais dificuldades na implantação do mapeamento?
    - Brainstorm sobre os principais benefícios do mapeamento para atingir a excelência.

    Nelson Gonçalves NetoNelson Gonçalves Neto
    Manager
    PRACTICAL THINKING GROUP
    Fabiano Agante DroguettiFabiano Agante Droguetti
    Digital Operations Director
    TIVIT
    Aloisio Antonio KukoljAloisio Antonio Kukolj
    Gerente Empresarial de Processos
    CPFL
  • 17:40 - 17:40FINAL DO CONGRESSO